top of page
Buscar

2014 - DE PERIFERIA, REGIÃO NOROESTE DE GOIÂNIA JÁ É QUASE UMA CIDADE MÉDIA

  • Foto do escritor: Galtiery Rodrigues
    Galtiery Rodrigues
  • 6 de out. de 2019
  • 1 min de leitura

População local passou de 100 mil para 160 mil em 2010 e, quatro anos depois, em 2014, já era de mais de 350 mil habitantes

Foto: Ricardo Rafael

Com um ritmo vertiginoso de crescimento, a região noroeste de Goiânia vai se livrando aos poucos do estigma de periferia repleta de problemas e carências estruturais. A área que no ano 2000 abrigava 39 bairros passou a contar com 75 somente 10 anos depois. Em um deles, o Setor Morada do Sol, o número de estabelecimentos comerciais cresceu 258% em uma década. O total de habitantes da região já é estimado em 350 mil pessoas. Uma verdadeira cidade em expansão dentro de Goiânia, e com perspectiva de mais crescimento, estimulado pela chegada forte do comércio, da construção de um hospital de urgência, o Hugo 2, e pela abertura de novas vias de acesso.


É inquestionável que a região ainda sofre com graves deficiências que reclamam soluções urgentes, entre elas segurança e saneamento, mas o acelerado processo de urbanização transformou o que antes era, unicamente, sinônimo de total falta de equipamentos urbanos e ausências de serviços básicos, como energia elétrica, água e até transporte coletivo. A região hoje possui vida própria, com importantes avenidas comerciais.


A reportagem segue falando sobre a transformação, a partir da visão de moradores, fundadores e especialistas. Ela foi uma das vencedoras do Prêmio Fecomércio Goiás de Jornalismo, em 2014.


Veja material completo abaixo ou clique aqui:


 
 
 

Comments


bottom of page