2014 - DE PERIFERIA, REGIÃO NOROESTE DE GOIÂNIA JÁ É QUASE UMA CIDADE MÉDIA
- Galtiery Rodrigues
- 6 de out. de 2019
- 1 min de leitura
População local passou de 100 mil para 160 mil em 2010 e, quatro anos depois, em 2014, já era de mais de 350 mil habitantes

Com um ritmo vertiginoso de crescimento, a região noroeste de Goiânia vai se livrando aos poucos do estigma de periferia repleta de problemas e carências estruturais. A área que no ano 2000 abrigava 39 bairros passou a contar com 75 somente 10 anos depois. Em um deles, o Setor Morada do Sol, o número de estabelecimentos comerciais cresceu 258% em uma década. O total de habitantes da região já é estimado em 350 mil pessoas. Uma verdadeira cidade em expansão dentro de Goiânia, e com perspectiva de mais crescimento, estimulado pela chegada forte do comércio, da construção de um hospital de urgência, o Hugo 2, e pela abertura de novas vias de acesso.
É inquestionável que a região ainda sofre com graves deficiências que reclamam soluções urgentes, entre elas segurança e saneamento, mas o acelerado processo de urbanização transformou o que antes era, unicamente, sinônimo de total falta de equipamentos urbanos e ausências de serviços básicos, como energia elétrica, água e até transporte coletivo. A região hoje possui vida própria, com importantes avenidas comerciais.
A reportagem segue falando sobre a transformação, a partir da visão de moradores, fundadores e especialistas. Ela foi uma das vencedoras do Prêmio Fecomércio Goiás de Jornalismo, em 2014.
Veja material completo abaixo ou clique aqui:
Comments