2018 - AGROTÓXICOS - 6,1 MIL INTOXICADOS EM GOIÁS EM 10 ANOS
- Galtiery Rodrigues
- 8 de out. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 26 de nov. de 2019
Em cenário marcado pela tentativa de flexibilização da lei de registro de novos produtos, dados obtidos e pesquisas científicas já realizadas alertam para a necessidade de rigidez no monitoramento

As pesquisas científicas e a atualização de dados disponíveis não conseguem acompanhar a velocidade com que novos agrotóxicos surgem no Brasil. Em julho de 2018, quando a reportagem foi publicada, o total de registros expedidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) contemplava uma variedade de 1.987 produtos.
Apesar disso, os números já estabelecidos pelos órgãos reguladores conseguem indicar, mesmo que marcados por um contexto de subnotificação, o reflexo do uso no país que mais consome agrotóxicos no mundo. Nos últimos 10 anos, 111,7 mil pessoas foram intoxicadas por pesticidas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Desse total, 5,4% (6,1 mil pessoas) são de registros feitos em Goiás, o que equivale a uma intoxicação a cada 14 horas.
A reportagem aprofunda na questão, ouve especialistas no assunto e expõe dados do uso de agrotóxicos no Estado e no Brasil.
Veja o material completo abaixo ou clique aqui:
Comments